sexta-feira, 25 de maio de 2012










*Facilitação de Marcos Mandala

. Bioconstrutor do Paraná, fundador da bioconstrutora VelaTropa e construtor das estruturas de bambu das últimas edições da Aldeia da Paz, Festival de Cultura e ENCA. Faz um resgate de culturas ancestrais com as moradas circulares, e estimula o processo de "auto-construtividade".










Bioconstrutora Velatropa. O nome da organização – que vem, justamente, de "velar pela tropa" – sugere o cuidado, a atenção de uma pessoa com a outra. Essa atenção é voltada à conquista de uma sinergia que, acontece quando uma comunidade atinge um "padrão de felicidade e satisfação mútua".




A Velatropa vem atuando há alguns anos. Segundo seu fundador, hoje trabalham na bioconstrutora muitos jovens que "estão vibrando com os projetos".





A oficina em modelo de mutirão objetiva também uma vivência de cooperação, onde as construções são grandes “encontros mutirões”, o que além de levantar paredes gera a confraternização, estimulando a troca de idéias e experiências.




Autoconstrutividade, eu e você

Autoconstrutividade é para a gente

E por que eu, você, a sociedade de que participamos, deveríamos difundir a Autoconstrutividade?


"Autoconstrutividade: é um conceito amplo de um modus vivendi, envolvendo aspectos como a produção do alimento de maneira agroecológica, a alimentação viva e vegetariana, a saúde integral, a bioconstrução, por meio da qual você mesmo constrói sua casa, nutrindo-se de elementos para realizar esse trabalho como a utilização da água da chuva, a taipa leve, as paredes de bambu, a forma de tratamento desses materiais. Portanto, todas as atividades que estão sendo desenvolvidas na Aldeia da Paz são abarcadas pela idéia de autoconstrutividade. Com essa proposta, temos como foco estimular as pessoas que freqüentam a Aldeia a autoconstrutirem circularmente a própria morada e semearem essa idéia de autonomia e liberdade. É um caminho para a relação direta entre o ser-humano e a bio-região em que vive." `(site: http://aldeiadapaz.wordpress.com/http://aldeiadapaz.wordpress.com/)





"Uma pessoa que mora "no círculo" é estimulada a pensar que ela é do planeta – ela recebe um estímulo para a espiritualidade. Uma pessoa que mora "no quadrado" crê que o planeta é um pedaço desse quadrado – ela é estimulada a ser uma pessoa competitiva, insegura."
















Nenhum comentário:

Postar um comentário